Linhas de Pesquisa

ENSINO DE BIOLOGIA:

1) Formação de professores de ciências, de biologia, de educação ambiental e de educação em saúde.
Essa linha tem como eixo o favorecimento de estudos relacionados às iniciativas de investigação e reflexões acerca dos diferentes processos de desenvolvimento profissional docente. Reúne os seguintes temas associados aos espaços de formação inicial e continuada de professores: educação ambiental, educação em saúde, tecnologias de informação e comunicação presenciais e à distância, inclusão e linguagem.

2) Ensino-aprendizagem e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências, de biologia, de educação ambiental e de educação em saúde para espaços formais e não formais de educação.
Investigações e reflexões sobre elementos que compõem o processo de ensino-aprendizagem associados à educação científica e sobre processos de desenvolvimento e utilização de diferentes recursos didáticos. Reúne os seguintes temas: ensino de ciências e ensino de biologia, educação ambiental, educação em saúde, tecnologias de informação e comunicação presenciais e à distância, inclusão e linguagem.

ENSINO DE FÍSICA:

1) Formação de professores de Física.
Investigações sobre formação inicial ou continuada de professores de Física/Ciências, para os diferentes níveis de ensino, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, avaliação de práticas pedagógicas e de cursos e programas específicos das licenciaturas ou magistério.

2) Ensino e aprendizagem em Física.
Estudos que abordam aspectos dos processos de ensino e aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Física/Ciências: concepções e perfis conceituais dos estudantes; avaliação, modelos e diagnósticos de aprendizagem; aspectos de linguagem na formação conceitual ou nos discursos de estudantes e professores; construção e avaliação de metodologias e recursos didáticos inovadores, bem como de ambientes mediados por experimentação ou por tecnologias de informação e comunicação (TIC's).

3) Cultura, Epistemologia e História na área de Ensino de Física.
Investigações relativas a aspectos históricos e filosóficos da ciência e suas possíveis abordagens no ensino de Física/Ciências, em vistas de suas implicações em diferentes níveis da educação científica; Estudos das relações entre ciência e cultura, com enfoque na natureza, conteúdo e linguagem de materiais, meios e espaços de divulgação científica (análise de materiais, intervenções e interações em espaços de educação não-formal, como museus e centros de ciências).

ENSINO DE QUÍMICA:

1) Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de Química.
Nessa linha tem-se como foco a investigação e a compreensão de processos que possibilitem a educação científica em espaços formais e não formais, bem como, a formação inicial e continuada e o desenvolvimento profissional de professores de Química. Nesta perspectiva, são contemplados estudos sobre Interdisciplinaridade, Linguagem e Ensino de Ciências/Química, Formação de Professores de Ciências/Química, Tecnologias de Informação e Comunicação, História da Ciência, Experimentação no Ensino de Química, Ensino de Ciências por Investigação, Abordagem CTSA.