Objetivos

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências objetiva, de maneira geral, o desenvolvimento profissional de professores de Biologia, Física e Química que atuam nos diferentes níveis de escolaridade (ensino fundamental, ensino médio e ensino superior), baseando-se na articulação entre experiência, conhecimento, ação pedagógica e investigação. Neste sentido, o curso se propõe a promover nos discentes a ampliação dos conhecimentos científicos, o aprofundamento dos saberes didático-pedagógicos e o desenvolvimento da autonomia e da reflexão da prática pedagógica. Em especial, com relação a este último ponto objetiva-se: a) enfatizar o papel do docente como responsável pela articulação entre saberes científicos e suas relações com tecnologia e sociedade, b) a construção de atividades investigativas que fomentem o desenvolvimento de habilidades nos discentes, como a capacidade de argumentação, c) posicionar o docente como agente crítico da sua própria prática pedagógica tornando o ambiente escolar um local de proposição, experimentação e investigação acerca das práticas pedagógicas e estratégias utilizadas. Em suma, pode-se listar a formação docente em objetivos específicos que visam: i) melhorar a capacitação no que se refere ao conhecimento de conteúdos científicos; ii) melhorar a capacitação no que se refere ao conhecimento sobre teorias de aprendizagem, relações docente-discente e processos de ensino-aprendizagem; iii) melhorar a articulação do conteúdo aos saberes pedagógicos; iv) otimizar o uso das condições possibilitadas pela escola, tais como laboratório de Ciências, multimídia, computador, internet, livros paradidáticos, etc; v) fomentar a criatividade para a criação/adaptação de abordagens metodológicas, como uso de materiais alternativos para a experimentação em escolas onde o laboratório está ausente e confecção de materiais úteis para a realização de projetos de diversas naturezas; vi) disseminar a existência de periódicos da área de ensino de Ciências, assim como encontros e congressos, que são extremamente importantes para a capacitação progressiva dos professores; vii) fomentar a publicação em periódicos e/ou anais de congressos valorizando o professor como produtor de conhecimento relacionados à sua prática e agente de troca desses saberes com a comunidade.

** Perfil do Egresso **
         Almeja-se que o futuro egresso do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências seja um profissional capacitado, agente crítico de sua própria prática pedagógica, desenvolvendo atividades de pesquisa no seu ambiente de trabalho, nas relações entre as estratégias didáticas e os processos de ensino-aprendizagem. Profissionais hábeis em adaptar propostas alheias a sua realidade tornando-as contextualizadas a vivência docente e condições sociais e culturais dos discentes. Agentes motivadores, capazes de orientar e instigar os discentes no desenvolvimento do conhecimento científico, na construção das suas relações e impactos na vida cotidiana. Nossos primeiros egressos concluíram o curso no ano de 2015. A grande maioria continua atuando em escolas da educação básica e quatro destes já atuam em cursos de formação inicial e continuada de professores.